Ir para o conteúdo
Guia Angra dos Reis Online

Encontre aqui tudo da cidade de Angra dos Reis-RJ e região!

Empresas, serviços, notícias, empregos, eventos e oportunidades perto de você.

Anunciar
Publicidade

Notícias

Publicado em 08/07/2026

Senado aprova projeto que transforma Cefet-MG e Cefet-RJ em universidades federais

Senado aprova projeto que transforma Cefet-MG e Cefet-RJ em universidades federais
Clique na imagem para ampliar

Unidade do Cefet-MG em Belo Horizonte

Raquel Freitas/ g1

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), um projeto de lei que transforma o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) em universidades tecnológicas federais. A proposta segue agora para análise do presidente Lula (PT).

O texto, de autoria do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), prevê que as instituições terão autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didática e disciplinar.

?Clique aqui para seguir o canal do g1 MG no WhatsApp

Elas deverão ministrar cursos de graduação e pós-graduação para a formação de profissionais e especialistas em tecnologia, de licenciatura e de educação continuada, além de realizar pesquisas aplicadas na área. As universidades ainda deverão manter a oferta de cursos técnicos de nível médio.

O projeto garante que não haverá descontinuidade no ensino. As dotações orçamentárias, as unidades de ensino e os alunos matriculados serão transferidos automaticamente para as novas universidades. Todos os cargos e funções, ocupados ou vagos, também serão redistribuídos.

Agora no g1

Cada instituição terá um reitor, a ser nomeado pelo presidente da República, e um vice-reitor, além de um conselho universitário como órgão deliberativo e consultivo.

Caso o projeto seja transformado em lei, caberá ao Ministério da Educação a elaboração das medidas necessárias para a implantação das instituições, que serão chamadas de Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais (UTFMG) e Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro (UTFRJ).

O relator da matéria no Senado, senador Camilo Santana (PT), defendeu, em parecer, a relevância da proposta e destacou que o Cefet-MG e o Cefet-RJ são reconhecidos "pela elevada qualificação de seus corpos docente e discente" e "pela expressiva produção científica".

"A conversão dessas instituições em Universidades Tecnológicas Federais [...] fortalece a educação superior tecnológica, amplia a capacidade institucional de ensino, pesquisa e extensão e contribui para o desenvolvimento científico, tecnológico, industrial e regional do País", afirmou.

Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Compartilhe nosso guia

Ajude mais pessoas a encontrar empresas e oportunidades na região.

Publicidade
Tem uma empresa ou presta serviços na região? Cadastre sua empresa
Publicidade
Guia Angra dos Reis Online

Siga-nos nas redes sociais

Acompanhe as novidades da cidade e região.